EPSON

Diagnosticar o Problema

A resolução de problemas da impressora pode ser efectuada em duas operações simples: primeiro diagnostique o problema e, em seguida, aplique as soluções prováveis até resolver o problema.
As informações necessárias para diagnosticar e resolver os problemas mais comuns são fornecidas pela ajuda interactiva, pelo painel de controlo da impressora, pelo StatusMonitor ou através de um auto-teste. Consulte a secção adequada apresentada em seguida.
Se ocorrer um problema relacionado com a qualidade de impressão, um problema de impressão não relacionado com a qualidade, um problema de alimentação de papel ou se a impressora não imprimir nada, consulte a secção adequada.
Para resolver um problema, pode ter de cancelar a impressão.

Indicadores de erro

Pode identificar os problemas mais comuns da impressora observando os indicadores de erro do painel de controlo da impressora. Se a impressora parar de funcionar e não conseguir resolver o problema, consulte a tabela dos indicadores de erro e as soluções fornecidas no livro.

Status Monitor

Se ocorrer um problema durante a impressão, aparece uma mensagem de erro na janela do Status Monitor.
Quando for necessário substituir um tinteiro, clique no botão How To (Como) na janela e o Status Monitor guiá-lo-á passo a passo ao longo do processo de substituição dos tinteiros.
Para confirmar o estado de cada tinteiro, consulte uma das secções apresentadas em seguida.
Consulte Utilizar o EPSON Status Monitor 3 (Windows)
Consulte Utilizar o EPSON Status Monitor (Mac OS X)
Se aparecer uma mensagem de erro a indicar que as almofadas de tinta da impressora estão quase a chegar ao fim da sua vida útil, contacte a assistência Epson para as substituir. Quando as almofadas de tinta da impressora estiverem saturadas, a impressora pára e é necessária a assistência Epson para poder continuar a imprimir.

Executar um auto-teste

Se não conseguir determinar a origem do problema, efectue um auto-teste para determinar se o problema está relacionado com a impressora ou com o computador.
Antes de executar um auto-teste, certifique-se de que a alavanca do receptor está colocada para cima.
Importante:
Não toque no receptor frontal quando estiver a operar a alavanca do receptor.
Não desloque a alavanca do receptor enquanto a impressora estiver em funcionamento.
Nota:
Antes de deslocar a alavanca do receptor, certifique-se que não se encontra nenhum papel ou outros objectos no receptor frontal e que o receptor frontal não está aberto.
Para efectuar um auto-teste, execute as seguintes operações. Utilize as teclas , , ou para alterar a visualização do ecrã LCD e encontrar o modo em que pretende entrar.
Certifique-se de que a impressora e o computador estão desligados.
Desligue o cabo do conector de interface da impressora.
Certifique-se de que o alimentador tem papel de formato A4, que o suporte de CD/DVD não está inserido na impressora e que a alavanca do receptor está colocada para cima.
Pressione o botão  On para ligar a impressora.
Entre no modo Configurar a partir do menu Home.
Entre em Manutenção.
Entre em Verif. Jactos.
Pressione o botão  Start para começar a verificação dos jactos de tinta.
É impressa uma página de teste com um modelo de verificação dos jactos. Se o modelo apresentar falhas, tem de limpar a cabeça de impressão.
Se a página de teste for impressa, isso significa que o problema reside provavelmente nas definições do software, no cabo ou no computador. É também possível que o software não esteja instalado correctamente. Experimente desinstalar e voltar a instalar o software.
Consulte Desinstalar o controlador de impressão
Se a página de teste não for impressa, a impressora poderá estar com problemas. Experimente as soluções apresentadas na seguinte secção.
Consulte A Impressora não Imprime